sexta-feira, abril 1

Uma breve história do sangue do cordão umbilical


1983: É proposta pela primeira vez a utilização de sangue do cordão umbilical como fonte alternativa de 
células estaminais.
 1988: É realizado o primeiro transplante bem sucedido de células estaminais do cordão umbilical, para regenerar células sanguíneas e do sistema imunitário. Foi realizado em Paris num rapaz de 5 anos que sofria de anemia de Fanconi.
 1992: O New York Blood Centre cria o primeiro banco público de sangue do cordão umbilical, através de financiamentos dados pelos Institutos Nacionais de Saúde.
 1992: A University of Arizona armazena a primeira amostra de sangue do cordão umbilical especificamente para utilização familiar.
 1993: Primeiro transplante de sangue umbilical alogénico, realizado na Duke University.
 1995: Abre o primeiro banco familiar, Cord Blood Registry.
 1996: A FDA (Food and Drug Administration) lança uma nova droga ainda em investigação para o sangue do cordão umbilical, ao abrigo do Ensaio sobre Transplante de Sangue do Cordão Umbilical, patrocinado pelos Institutos Nacionais de Saúde e o Instituto Nacional do Coração, Pulmões e Sangue.
 1997: Transplante de sangue do cordão umbilical realizado com sucesso num homem de 47 anos com leucemia mielóide crónica, um tipo de cancro. Este transplante ocorreu no âmbito de um ensaio clínico utilizando células estaminais cutlivadas "ex vivo", ou seja, no exterior de um organismo vivo.
 1998: A Associação Americana de Bancos de Sangue acredita o primeiro banco familiar, o CordBlood Registry.
 1998: Médicos realizam o primeiro transplante bem sucedido para curar anemia falciforme. Keone Penn, de 12 anos, foi tratado na Emory University Department of Pediatrics. Segundo o Programa Nacional de Sangue do Cordão Umbilical, os médicos consideraram-no curado 1 ano após o tratamento.
 2000: É realizado o primeiro transplante de sangue do cordão umbilical do mundo, em que se utilizou um teste genético para garantir uma compatibilidade de 100%. O transplante ocorreu na University of Minnesota Medical Centre - Fairview Blood and Marrow Transplant Services in Minneapolis.
 2004: O Health and Human Tissue Services Appropriations Act, em 2004, garantiu os fundos necessários à criação de um Programa Nacional de Sangue do Cordão Umbilical.
 2004: O Instituto de Medicina inicia um ensaio clínico com duração de 1 ano para fazer recomendações para um programa nacional de sangue do cordão umbilical.


2005: O Instituto de Medicina publica um estudo sobre sangue do cordão umbilical, onde incluem uma recomendação de que se deve fornecer às mulheres uma perspectiva ponderada sobre as opções relativas ao sangue do cordão umbilical.
2005: O Congresso dos EUA aprova a legislação nacional sobre o sangue do cordão umbilical, o Stem Cell Research and Therapeutical Act, de 2005 (H.R. 2520), para a criação de um inventário de 150.000 amostras de sangue do cordão umbilical de alta qualidade.
 2005: Investigadores do Reino Unido descobrem células estaminais no cordão umbilical semelhantes às células estaminais embrionárias.
 2005: Mais de 6.000 transplantes de células estaminais do cordão umbilical foram realizados em todo o mundo.
 2006: Mais de 8.000 transplantes de células estaminais do cordão umbilical foram realizados em todo o mundo.
 2007: O presidente Bush emite uma ordem executiva, dirigindo os esforços dos investigadores para a busca de alernativas às células pluripotentes encontradas nos embriões. As células estaminais do cordão umbilical estão entre essas alternativas.
 2008: Mais de 12.000 transplantes de células estaminais do cordão umbilical foram realizados em todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário